Seu site usa SSL? Listamos 6 razões para a resposta ser sim

Seu site usa SSL? Listamos 6 razões para a resposta ser sim

A internet se tornou um dos principais meios de fluxo de dados, afinal, quem aqui não usa ao menos um aplicativo de mensagem e uma rede social? Pois bem, com toda essa explosão de informação, nada mais justo que seu site, seja ele E-commerce ou Institucional, seja seguro e seu cliente saiba que você se preocupa com ele. É isso que o certificado SSL faz. De maneira visual e rápida, ele avisa ao usuário que a plataforma é segura e ele pode navegar à vontade em seu site.

 

Legal, né? Não para por aí. Além da segurança autenticada, esta é uma ferramenta que otimiza seu domínio nas buscas Google e uma melhor análise do tráfego do seu site. Vale lembrar que empresas como o Google e o Facebook estão mudando suas políticas e desenvolvendo implementações a fim de valorizar ainda mais os sites seguros e de conteúdo verdadeiro, então, o SLL é um bom investindo para se destacar na internet moderna.

 

E como ele funciona? A segurança do SSL acontece por criptografia, é como aquela mudança recente no WhatsApp. Essa tecnologia usa chaves – pública e privada – para codificar e decodificar mensagens. A lógica é simples: como são duas chaves, só quem tem o complemento da chave 01 pode ler/receber a mensagem enviada. Entendeu?

 

Este não é um recurso novo e supermoderno, mas, junto do aumento no fluxo de informações e a crescente demanda di público por consumo online, a tecnologia vem sendo melhorada e hoje é essencial em plataformas que lidam com transações financeiras e dados particulares. Mas óh, não pense que só lojas virtuais precisam desse tipo de segurança, afinal, quem nunca usou uma captura de lead ou newsletter para conseguir dados do cliente? Esse cliente precisa estar seguro e sua empresa também. Vamos aos 6 motivos? Então veja:

 

Confiança do usuário:

 

O certificado SSL é um alerta visível aos seus usuários, então, sempre que um novo possível cliente acessar seu site, ele será notificado de que sua empresa usa a ferramenta. Assim sendo, o primeiro contato com sua marca é um tijolinho de confiança. Durante a navegação, o usuário nota a mudança no seu endereço web – http para https – e a cor verde indicando que seu domínio é seguro. O símbolo de um cadeado também aparece junto ao site, e alguns casos ainda são complementados por um selo de Site Seguro. Essa preocupação da marca converte em engajamento e boa comunicação orgânica com o cliente.

 

Segurança de Dados

 

Na prática, o SLL é uma arma contra o Phishing, esse sybercrime praticado por hackers  que usam uma comunicação falsa idêntica a original da sua empresa para roubar dados de transações e clientes. Desta forma, a ferramenta é um auxílio valioso contra cyber ataques e os clientes costumam preferir comprar e se relacionar com marcas usuárias do certificado.

 

Pagamento facilitado

 

O certificado SSL também é um facilitador para seu negócio. Plataformas usadas para comércio que ofertam a opção de parcelamento via cartão de crédito são melhor vistas pelos usuários. Segundo dados da Paypal, mais de 80% dos usuários preferem essa modalidade de pagamento.  Para oferecer essa facilidade, muitas operadoras de crédito exigem o certificado SSL para uma segura integração dos sistemas, então, é mais um bom motivo para ter o seu.

 

Analytics apurado

 

De forma resumida, sites que não direcionam para https perdem dados de navegação. Isso ocorre porquê no relatório, como não há um direcionamento para o domínio, os dados apontam como pesquisa direta, ou seja, como se o usuário digitou direto o seu site no navegador. Na análise reversa, quando há direcionamento, seu relatório mostra a origem de todos os acessos, e assim, você consegue filtrar as palavras chaves orgânicas e dimensionar quem já conhece e acessa seu domínio.

 

SEO mais eficaz

 

O Google tem muitos segredos (não tão segredos assim) para exibir e valorizar marcas. É bem verdade que usa de alguns algoritmos para evidenciar de forma orgânica alguns sites, e um dos mais recentes eleitos da plataforma, é o certificado SSL. Isso nos retoma um pouco do primeiro tópico, que faz menção a segurança dos usuários e essa busca por limitar e controlar a explosão de faldas notícias e ataques hackers. Na prática, você precisa desbloquear seu site e permitir a indexação através do arquivo robots.txt, e também, sempre que possível, permitir a indexação de páginas evitando a tag noindex no seu código.

Sobre o autor

Deixe um comentário