Desenvolvimento de Site

Desenvolvimento de Site

Você acaba de abrir sua empresa ou precisa reformular seu site ?

Vamos lhe auxiliar neste processo criativo e de planejamento da sua marca na internet.

Quando falamos em desenvolvimento de site logo pensamos nos altos custos envolvidos para sua produção e divulgação. Além disso, uma das principais preocupações das empresas é: Como conseguir o posicionamento do site na primeira página do Google?


 

Desenvolvimento de Site Valores
Arte Valores de Desenvolvimento de Site

 

O planejamento antes de desenvolver um site

Planejar antes de começar a inserir todo conteúdo dentro do seu site é muito importante, por isso listamos abaixo alguns questionamentos que devem ser observados.

1. O que eu busco na internet? Posicionar a marca da minha empresa? Devo focar em visitas ou em leads ou ainda focar em conversões? Talvez vender meu produto na internet?

2. Quem vai me dar suporte?

É isso ai, na maioria das vezes o dono da empresa ou do site fica frustrado justamente pois surgiu um problema e ele não conseguiu resolver. Por isso é bem importante que caso não seja um conhecedor da área, ter bons profissionais para lhe prestar suporte quando necessário.

3. Também pode entrar na área de suporte mas prefiro deixar separado pois este é um tópico ou o tópico mais importante do site. Quem ou como vou atualizar (alimentar) meu site?

Um site desatualizado hoje em dia é o principal fator para o índice de rejeição dos usuários e também para o não rankeamento do seu conteúdo pelo Google

4. Qual o meu público alvo? Ele está na internet?
Você precisa conhecer quem são seus clientes e como eles estão buscando seu serviço ou produto na internet. Com isso poderá planejar o conteúdo e como você vai construir suas páginas para o site. Algumas ferramentas podem ser muito úteis como o Planejador de Palavra Chave do Google para saber quais palavras chaves são mais buscadas no seu ramo. Você também pode verificar as Tendências de Palavras do Google Trends.

5. Qual infraestrutura devo usar para meu site?
Onde seu site vai ficar hospedado é bem importante, pois a velocidade e segurança dos dados serão diretamente impactadas pelo servidor do qual você fará uso. Então pense em um servidor seguro, com Certificado SSL, CACHE inteligente e talvez até um CDN, isso fará que seu site carregue muito mais rápido.
 

Ok, tenho tudo planejado. E agora?

Bom agora você já tem tudo em mãos e é hora de escolher se vai colocar a mão na massa e fazer o site com uma plataforma gratuita ou contratar um profissional ou empresa especializada para desenvolver e colocar o seu site no ar.
 

Posso desenvolver um site de graça na internet?

Existem no mercado hoje muitas plataformas que possibilitam você mesmo criar um site de graça na internet. Caso seja essa sua opção, mas você não tem aquele dom para criar um layout bonito, uma diagramação coerente e inclusive planejar a experiência do usuário no seu site, aconselho procurar um profissional. Agora, caso tenha uma certa experiência no assunto, listamos algumas plataformas bem úteis para começar:

* WordPress: hoje é a plataforma mais utilizada no mundo. Por mais que o objetivo inicial dela tenha sido o Blog, hoje vemos vários sites profissionais na internet, com inúmeras funcionalidades e ferramentas, inclusive para transformar seu site institucional em uma Loja Virtual. O site da própria RDIGITAL e da maioria de nossos clientes foi desenvolvido em WordPress. Caso você tenha interesse em saber mais sobre plataforma e-commerce, sugiro você a conferir nosso post Qual melhor plataforma de loja virtual – Plataforma e-commerce. Em breve teremos um artigo bem completo explicando como criar um site completo em WordPress.

* Joomla: é um dos concorrentes do WordPress. Apesar de estar bem atrás no quesito uso para sites institucionais, também tem uma estrutura baseada em design e conteúdo.

* Drupal: na minha opinião, um dos construtores para site mais simples do mercado, porém muitas vezes um pouco limitado em funcionalidades.

* Temos como opção também os Frameworks Proprietários: São sistemas para desenvolver um site geralmente baseados no modelo SaaS (Software como Serviço). Este modelo não é totalmente de graça, aqui você não paga pela implementação, mas terá o valor mensal pelos recursos que você fará uso, dentre eles um dos mais famosos é o Wix.


 

Desenvolvimento de Site em SaaS
Desenvolvimento de Site com SaaS

 

POST RELACIONADO: COMO CRIAR UM BOM SITE PARA SUA EMPRESA

 


 

Sobre o autor

Deixe um comentário